O fascinante mundo do tour virtual

O mundo da realidade virtual, que permite conhecer diferentes tipos de lugares com a utilização do celular ou do computador através de passeios que acessam imagens em 360 graus, é uma das novidades mais fascinantes e atraentes dos dias de hoje! Por este motivo, o número de pessoas e de estabelecimentos comerciais interessados no assunto tem crescido de forma bastante rápida, apresentando indícios de que se trata de uma tecnologia que ainda vai crescer e se desenvolver muito nos próximos anos!


O processo de produção de uma passeio virtual, também conhecido como tour virtual, começa com a captação das imagens em 360 graus. Diversos equipamentos das marcas do ramo mais conceituadas mundialmente estão disponíveis no mercado. O fotógrafo responsável analisa o estabelecimento com base na metragem e na quantidade de ambientes e define quais são as imagens necessárias para fazer o tour. A captação das imagens é um momento curioso, pois no caso de estabelecimentos comerciais, normalmente opta-se por não ter ninguém nos ambientes, então é preciso deixar o local arrumado, decorado, se for o caso, bem como que as pessoas o deixem vazio ou se escondam. O fotógrafo aciona a máquina remotamente através de wi-fi pelo seu próprio celular, portanto ele também deve se esconder!


Uma vez que as imagens 360 graus foram captadas, é aconselhável que seja dado tratamento nelas. Assim como fotografias comuns, as fotos em 360 também podem ser ajustadas e informações como brilho, contraste, cor, filtro, dentre outros efeitos ressaltam a qualidade da imagem e as tornam muito mais atrativas do que as versões originais. Para esta função, o bom e velho Photoshop continua sendo o mais usado e difundido no mercado.

O tour virtual é desenvolvido em plataformas específicas que permitem vincular uma foto a outra e a publicação no Google Street View. As fotos devem ser organizadas de forma sequencial que permitam a reprodução virtual dos estabelecimentos e, enfim, possibilitar a simulação do passeio pelo computador ou pelo celular. Uma vez concluído o desenvolvimento do tour virtual na plataforma, é preciso publicar no Google Street View. Esta tarefa pode ser executada somente por pessoas ou empresas que possuam o certificado do Google Trusted, que é a habilitação que o Google disponibiliza para publicação do tour virtual no Google Maps.

As vantagens de um tour virtual são inúmeras, dentre as principais está a possibilidade de se conhecer lugares virtualmente, independente do local em que a pessoa estiver fisicamente, ou seja, permitindo o passeio sem ser preciso sair de casa, uma vez que o tour virtual fica disponível constantemente na Internet, 24 horas por dia e 7 dias por semana. Apesar do Google Street View já existir há alguns anos, a popularização do tour virtual para estabelecimentos comerciais e para pessoas físicas ainda é recente. Os recursos em 360 vão além do tour virtual, pois também podem ser feitos vídeos em 360 graus, o que confirma que é realmente uma tecnologia em ascensão que promete muitas surpresas no futuro!

Mauricio Amaral
Sócio Diretor da Global View360º